segunda-feira, 28 de março de 2011

Cuidando dos nossos tesouros... As crianças

Como eu disse na postagem "Nossa História", as crianças são o maior tesouro que temos na Guiné. Elas são 50% da população. São fiéis ao Senhor, são as primeiras a chegar nos cultos. Aos domingos de manhã às 9H00, elas vão chegando para a Escola Bíblica Dominical, em algumas igrejas, são centenas como vocês verão nas fotos. No ano 2007, o Conselheiro e Cônsul Sebastião Neves, visitou varias igrejas do país e iniciou um trabalho maravilhoso de alimentar as crianças  após a Escola Dominical, foi ele quem nos incentivou a iniciar esse trabalho e fez inúmeras doações para que fosse possível a compra das panelas e  canecas. Do pão, leite, açucar e outros alimentos que as crianças consomem todos os domingos.

Eu e meu esposo, na verdade tínhamos receio de começar esse tipo de trabalho e depois não termos condições de dar continuidade, mas o Irmão Sebastião Neves  (http://www.youtube.com/watch?v=vOnwUWJvfcM / http://www.youtube.com/watch?v=mvti8y5RlSI), sempre nos incentivava a mostrar para nossa igreja esse trabalho e dizia: As igrejas do Brasil podem adotar uma destas igrejas da Guiné para não deixar faltar o alimento para os alunos da Escola Dominical, aceitamos o desafio e veja o que Deus fez:

Iniciamos esse trabalho no dia 08/06/2007 com 5 igrejas e uma média de 400 crianças, hoje, Abril de 2011, temos 9 igrejas e em torno de 1.195 crianças que participam da escola Dominical. No próximo mês de Junho completará 4 anos que essas crianças recebem a preciosa Merenda (http://www.youtube.com/watch?v=Sl5K6JmkxWo) para o corpo físico, mas o mais importante é que antes da Merenda elas recebem o Pão do Céu que é a preciosa Palavra do Senhor que alimenta suas almas.

Elas comem o mingau de fubá feito com água e açucar,
como se estivessem comendo um hamburguer.
Igreja no bairro Cuntum - 250 Crianças
 Em algumas igrejas elas tomam um copo de leite e pão com margarina.
Igreja no bairro Quilelé - 270 crianças

Igreja no bairro Lala-Quema - 120 crianças

Igreja no bairro Cuntum Madina - 120 crianças

Igreja na Aldeia Bambadinca - 120 crianças

 Classe de Escola Dominical em Cuió - 35 crianças

Classe de Escola Dominical em Jogoró I - 110 crianças

Classe de Escola Dominical em Jogoró II - 120 crianças

Classe de Escola Dominical em Djem - 55 crianças

Servindo a Merenda na Aldeia Bambadinca

Tudo é feito de maneira rústica por falta de meios financeiros
para usar o meios modernos básicos como, fogão a gás
Na aldeia são as crianças  que buscam a lenha
no mato para cozinhar a merenda

O Senhor nunca deixou faltar nada para elas, todos os domingos elas são alimentadas.
Rogamos ao Senhor que recompense todos aqueles que tem contribuído para que as nossas crianças recebam esse precioso alimento, sabemos que essas crianças crescerao tementes ao Senhor. Os obreiros da Igreja de hoje na Guiné, são aquelas crianças que ensinamos há 18 anos atrás quando aqui chegamos.

ORE POR ELAS

Rachel Peres de Souza


quinta-feira, 10 de março de 2011

A História do Emiliano

(Relato da Rachel )
O Emiliano aceitou a  Cristo no ano de 1993, com a idade de 12 anos, na cidade de Bissau (capital do país), onde iniciamos o trabalho com crianças também no ano de 1993. Após um ou dois anos, mudou-se para Gabu, uma cidade há 200 Km de Bissau, nunca mais o vi. Uma noite, durante o culto no Cuntum, eu vi que tinha um jovem visitante, no final do o culto aquele jovem chegou perto de mim e perguntou-me: Irma Rachel, a senhora não esta me reconhecendo? Eu disse não! E ele disse-me: Eu sou o Emiliano, eu quase não acreditava, ele estava já um homem feito, abracei-o chorando em ver que ele continuava firme nos caminhos do Senhor. No ano de 1998 desencadeou uma guerra civil no país  e fomos nos refugiar em Gabu, o Emiliano imediatamente foi nos visitar, eu pedi-lhe para contar-me o seu testemunho e ele escreveu-me essa carta maravilhosa relatando como foi a sua conversão. Veja abaixo o que Deus fez na vida daquele menino de apenas 12 anos.
 
  Carta do Emiliano

  (com suas próprias palavras)  


Meu nome é Emiliano, eu era de uma família infeliz que não tinha paz.  

Mas um dia quando o meu irmãozinho Carimo, começou ir a Igreja Assembléia de Deus no bairro do Cuntum, eu sempre zombava dele e dizia para ele desistir de ir à aquela Igreja. 

Um dia quando ele voltou da igreja, trouxe um livro e eu pedi para ele me emprestar aquele livro, sabe o que ele me disse?  Eu não vou emprestar não, se você quer um livro deste vai a igreja, lá tem muitos livros. Então como eu queria ler aquele livro, resolvi ir a igreja só para ganhar um livro daquele, mas eu não me converti ainda.

Depois que eu ganhei aquele livro, comecei a ler aquela história admirável de um menino de 17 ou 18 anos que lutou com um leão  e matou também um urso, eu fiquei admirado porque um leão quando ataca um boi rasga-o com suas unhas, mas o leão foi derrotado por um menino de 17 ou 18 anos.

Então eu comecei a notar que era o poder de Deus que estava com ele. Ele disse que no momento em que estava lutando com o leão, Deus estava com ele, no momento em que estava lutando com o urso, Deus estava com ele. Também falou para Golias: Você vem lutar comigo com lanças,  espada e escudo, mas eu vou lutar contigo em nome do Senhor dos exércitos e ele vai te entregar nas minhas mãos. Depois que li que ele matou aquele gigante de 3 metros, naquele momento eu  disse: Eu também quero que esse Deus esteja comigo como estava com Davi. Então naquele momento eu me converti, entreguei a minha vida para o Senhor.

Sempre nas minhas orações eu nunca me esqueço de dizer que  quero ser como Davi, quero que Deus esteja comigo como esteve com Davi. Nesse mesmo tempo eu aprendi aquele cântico que diz: “Se o Espírito de Deus está em mim eu luto como Davi”, eu gosto muito desse cântico.

Naquele momento que eu me converti eu tinha 12 anos, mas agora eu já tenho 17 anos. Sou obreiro da Igreja Assembléia de Deus de Gabu. Com 16 anos fui nomeado como tesoureiro e no mesmo ano como secretario na campanha de alimentação de crianças e também sou porteiro.

 Agora entrou paz na nossa casa, eu e meus 6 irmãos somos crentes, só falta minha mãe e meu pai, eles ainda não se converteram mas eu sei que o Senhor vai salvá-los.

            Meu nome é Emiliano

(Relato da Rachel)
No  ano de 2004, seu pai ficou muito doente e sempre pedia para o Emiliano orar por ele. Um dia, eu e meu esposo, Pr. Pedro, fomos visitá-lo e ele aceitou a Jesus como seu Salvador. Pouco tempo depois ele faleceu. Sua mãe também aceitou a Cristo.

No ano de 2005, o Emiliano emprestou 2 quartos da sua casa para serem usados como igreja. Hoje, esses quartos não comportam mais os membros desse igreja. Hoje, 2011 a Igreja de Cuntum Madina já tem o seu próprio terreno onde em breve será construído o templo.


Isso tudo porque um menino de apenas 12 anos ficou firme em sua decisão de servir a Cristo.

Este é o Emiliano, hoje (2011) com
 30anos...


“Davi” O Livro que o Emiliano leu.
Publicado pelo ICI
Campinas SP – Brasil







Rachel Peres de Souza