quarta-feira, 13 de abril de 2011

Música

A Importância da Música na vida da criança.

Se o público é infantil, a música tem que ser infantil, frases fáceis de decorar e que ensinem verdades bíblicas.
A música deve atrair as crianças, más muito mais do que atrair, ela deve ensinar as verdades bíblicas. 
Gaste tempo aprendendo as músicas para ensinar certo, com pronúncia certa e a melodia certa também.
Gaste tempo ensinando grupos na igreja, grupos que poderão participar nos Festivais de Música Infantil.
As crianças devem desde bem pequenas participar das atividades musicais na igreja, por isso o CPEC (Curso para Professor Evangelista de Crianças) criou no ano 2007, o I Festival de Música Infantil, a partir de lá, todos os anos são as crianças que cobram os professores pelo Festival de Música Infantil, em 2011 será o V  Festival.
Através da música a criança aprende as verdades bíblicas que nunca mais se esquecerão, o Lamine é um testemunho disso, há 17 anos ele aprendeu músicas na escola particular onde eu ensinava, músicas que falavam sobre Jesus, agora é um jovem de 29 anos, ontem (12/04/2011) eu o encontrei e ele disse-me que até hoje se lembra de tudo o que aprendeu na Escola Particular que funcionava debaixo dos pes de caju e completou seu testemunho cantando para mim uma das músicas que aprendeu naquela época  "...cuidado mãozinha o que pega, cuidado pezinho onde anda, o Salvador do céu está olhando para você..." Isso é a maior recompensa que podemos ter, ver que a criança aprendeu e guardou no coração.

Os muçulmanos usam o sistema de cantarolar enquanto ensinam o Alcorão, as crianças decoram com facilidade.Os políticos usam esse método para inculcar seus nomes na mente do eleitor. Os empresários usam esse método para fazer propaganda dos seus produtos.

E nós também devemos sempre ter uma letra sadia com melodia sadia para transmitir as verdades bíblicas para as crianças e colocar Jesus em seus corações.

A música exerce influência no comportamento do ser humano, se a música é violenta, ele certamente será influenciado por ela. Certa vez eu dava aula em uma classe debaixo de pés de caju para mais de 100 crianças, elas estavam muito agitadas, então comecei a cantar uma música lenta e agradável, imediatamente as crianças se aquietaram, e uma menina falou para mim: Professora, essa música e linda, eu sinto bem com ela.

Devemos ter muito cuidado com as palavras que colocamos nas músicas para ensinar às crianças. Temos 150 Salmos que podem ser transformados em lindas músicas, na verdade os Salmos já são música.

Vamos usar a Palavra de Deus e colocá-la em forma de música no coração das crianças!
I Festival de Música Infantil na Igreja Evangélica Assembléia de Deus.
Doze Grupos até a idade de doze anos participaram.
Quatrocentas e cinquenta crianças estavam presentes.

Rachel Peres de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário