quinta-feira, 5 de maio de 2011

Carnaval na Guiné-Bissau

No ano 2001 eu dava aulas biblicas em uma Escola Particular ao lado da minha casa, era sexta-feira de carnaval. Uma semana antes, eu havia feito o apelo na classe. Devemos sempre ser sensíveis ao Espírito Santo quando Ele nos impulsiona a fazer algo, digo isso porque antes de fazer o apelo eu havia resistido e  pensava; ainda é muito cedo para fazer o apelo, vou esperar as crianças entenderem melhor o que esta sendo ensinado. Mas enfim fiz o apelo e todas as crianças levantaram a mão aceitando a Cristo como Salvador. Naquela sexta-feira de carnaval, ao terminar a aula, alertei as crianças sobre o perigo de sair às ruas nesses dias, orientei-as a ficarem em casa. Na segunda-feira eu vi na TV uma menina internada com queimaduras por todo o corpo, ela havia sofrido um acidente com a vela, ela estava pronta para sair de casa quando a vela acesa caiu em sua roupa, incendiando seu corpinho, ela ainda estava viva quando a vi na TV mas  não a reconheci. Na semana seguinte, ao retornar  para dar aulas bíblicas, fui surpreendida com a Escola fechada, procurei saber o motivo e alguém falou-me que havia morrido uma aluna. Fui até a casa da criança e vi que era aquela menina que eu havia visto na TV. Foi muito triste vê-la ja sem vida ainda tão pequena...mas lembrei-me imediatamente daquele dia em que resisti em fazer o apelo às crianças e agradeci ao Senhor por te-lo feito, sei que aquela menina aceitou a Cristo como seu Salvador.

Roupa típica da etnia Bijagós
Nos dias de Carnaval algumas crianças vestem-se com roupas típicas da etnia Bijagós, é uma roupa feita a mão com fibras de folhas de palmeiras.



















Rachel Peres de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário