sexta-feira, 22 de abril de 2011

Lamine



Guiné-Bissau, país da África Ocidental

No mês de maio de 2006, fui a uma feira fazer compras, ao passar por uma banca de carnes
um rapaz bem forte chamou-me pelo nome; Rachel! Como eu não o conhecia, apenas respondi com  
com um bom dia e continuei andando, então ele  começou a cantar o seguinte cântico: ”
Cuidado olhinho o que vê... cuidado mãozinha o que pega ...o Salvador no céu está olhando pra você...,
voltei imeditamente e fui falar com o rapaz, perguntei-lhe: Quem que te ensinou esse cântico?
E ele prontamente respondeu em Crioulo : Abo propi!, (que quer dizer: Você  mesma!). Ele disse-me:
 eu sou o Lamine, eu era seu aluno na Escola do professor Pedro Ramos, até hoje eu me
lembro de tudo o que aprendi com você. Isso aconteceu no ano de 1994 quando eu dava aulas bíblicas
nas Escolas particulares debaixo dos pés de caju.

Esse menino com certeza é filho de muçulmano, sei disso pelo seu nome, então convidei-o para vir à igreja, ele disse: Sim, um dia eu irei, mas nunca o vi na igreja. Passaram-se mais cinco anos, e ontem, dia 12.04.2011, eu e meu esposo íamos para o culto de oração, estávamos já bem perto da igreja, ouvi alguém falar: Rachel, boa noite! Como estava escuro não reconheci quem era, apenas respondi o cumprimento e continue andando, e novamente era o Lamine, ele saiu rápido do local escuro onde estava sentado conversando com amigos e foi ao nosso encontro, e mais uma vez lembrou-me do que aprendeu na escola do professor Pedro Ramos e cantou novamente a música para mim  “Cuidado olhinho o que vê...” , ele acrescentou: Rachel eu já tenho 29 anos e não me esqueci do que aprendi com você. Mais uma vez convidei-o para ir a igreja, mostrei-lhe o templo e ele disse que um dia irá.

Fiquei muito feliz por esse encontro e também me fez lembrar o que diz em Eclesiastes 11.1; "Lança o teu pão sobre as águas porque depois de muitos dias o acharás". Que possamos sempre lançar o Pão dos céus que é o nosso Senhor Jesus Cristo, nos corações das crianças, podemos até nos esquecer de muitas delas, mas elas jamais se esquecerão de nós e dos ensinos que lhes foram transmitidos,  o que mais emocionou, foi a maneira que o Lamine usou para  que eu lhe desse atenção; cantou uma música que eu conhecia muito bem, passaram-se 17 anos e ele ainda se lembrava do cântico. Testemunhos como este motivou-me para traduzir 81 cânticos dos livros da APEC “Cânticos de Salvação para Crianças”, para o dialeto crioulo da Guiné-Bissau.

Louvamos a Deus  e somos gratos por tudo o que Ele tem feito
 na vida de muitas crianças aqui na Guiné-Bissau.
Crianças indo para Escola.
Nas Escolas Particulares, as crianças levam seus proprios banquinhos para sentar. 

Guiné-Bissau 2011

Rachel Peres de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário